Associação A Guarda-Chuva
Somos uma organização sem fins lucrativos que tem como missão apoiar o desenvolvimento de empreendedores sociais e de seus empreendimentos de impacto no sul de Minas.


Queremos fortalecer o trabalho de pessoas que já empreendem dentro do campo social e/ou ambiental e apresentar para aquelas que ainda não empreendem, a beleza, os desafios, as possibilidades e a potência de empreender para transformar realidades.
Nossa história
Empreender com Impacto Social
A Guarda-Chuva nasceu em 2015 em Poços de Caldas/MG com a missão de disseminar a cultura empreendedora para agentes de transformação que atuavam no nosso território nos campos cultural e social.
No início, a proposta era olhar para as ferramentas e metodologias de gestão e empreendedorismo que poderiam ser hackeadas e aplicadas nestes campos. O que a gente não sabia é que isso já tinha nome e sobrenome: empreendedorismo social.
Usar princípios e estratégias do mercado para criar soluções para os desafios sociais e ambientais ou ainda criar um empreendimento que resolva problemas sociais e, ao mesmo tempo, crie receitas para se sustentar é a essência do empreendedorismo social.
Era isso que a gente queria ser e fazer e era também o que a gente queria ajudar outras pessoas a construírem.
E assim fomos nos descobrindo e nos reconhecendo dentro deste universo do empreendedorismo social, fazendo um mix com outros conhecimentos, aprendendo sobre o mercado - e separando quais práticas de lá a gente não quer (de jeito nenhum!) colocar nos empreendimentos de impacto, mas também conhecendo outras práticas, estruturas e modelos das novas economias que fazem muito sentido para a gente e para as iniciativas que criamos e apoiamos!
Nosso Propósito
Nutrir transformações a partir do empreendedorismo social
Nossa Missão
Inspirar, conectar, formar e fortalecer empreendedores sociais e iniciativas de impacto que cuidam de pessoas e do Planeta.
Nossa Visão
Ser referência no sul de Minas na conexão, formação e apoio a empreendedores sociais.
Nossos Valores
COLABORAÇÃO:
"É junto dos bão que a gente fica mió" (Guimarães Rosa)
A nossa aposta é no fazer junto e no somar forças para construirmos iniciativas potentes e de impacto generativo. É na colaboração que a gente descobre nosso maior potencial individual e coletivo e é, por meio dela, que nossas iniciativas vão gerar transformações positivas. A colaboração está traduzida também nas metodologias e modelos de governança que a AGC utiliza.
ACOLHIMENTO:
"Coração quentinho"
Este valor surgiu muito nos depoimentos e feedbacks de pessoas que passaram pela AGC. Quando as pessoas falam sobre sentir-se acolhidas aqui dentro valida a nossa intenção de criar um espaço seguro, de confiança e de partilha dos desafios. Empreender não precisa ser um movimento solitário! Que esse guarda-chuva possa acolher na sua aba todos os empreendedores sociais do sul de Minas.
SIMPLICIDADE:
"A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação" (Leonardo Da Vinci)
Com a simplicidade de um mineiro do interior, de fala e de fazer simples, um dos nossos papéis mais importantes é tornar simples, acessível e popular esse universo do empreendedorismo social. Queremos facilitar cada vez mais os processos de aprendizagem das pessoas e das organizações nesse campo e queremos trazer simplicidade para o processo de empreender e fazer negócios com impacto social.
DIVERSIDADE:
"O outro como legítimo outro" (Maturana)
Acolher a diversidade nas suas mais diversas formas nos ajuda a ampliar nossas perspectivas e visões de mundo. Para além do time AGC, queremos criar mecanismos em todos as nossas iniciativas para que, cada vez mais, a diversidade esteja presente, seja no perfil das pessoas que participam, seja nos modelos de empreendimentos de impacto.
GENEROSIDADE:
"Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas"
Generosidade vem de generar, gerar, fazer nascer. Especialmente quando se trata de conhecimento, metodologias e práticas nós não estamos aqui para 'esconder o ouro' de ninguém! A nossa ideia sempre foi compartilhar nas nossas formações e experiências tudo que estamos conhecendo, aprendendo, testando e validando dentro do campo do empreendedorismo social.
”COERÊNCIA:
"Walk the talk"
É uma expressão que fala sobre alinhar à prática ao discurso. Aqui na AGC a gente fala sobre um pensar, sentir e agir integrados e coerentes, onde nossa mente, coração e vontade estão abertos para promover iniciativas que possam transformar indivíduos, organizações e sociedade. É um valor importante que nos faz, a todo momento, olhar para dentro e para fora e refletir também sobre nossas práticas individuais e coletivas.